Este é o blog oficial de Beto Guedes.
É mais um espaço criado especialmente para seus fãs .
Sintam-se em casa!
(Criado em: 11/01/08 por Lívia Bastos)
(Foto principal: Lívia Bastos)


terça-feira, 29 de janeiro de 2008

BATE-PAPO COM BETO GUEDES NO UOL EM SET/2004

Postado por João Alberto Silva no dia 10/09/04 na comunidade Beto Guedes (do Léo Moreira)
Link da comunidade do Léo:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=110425

Estou colocando aqui pra vocês alguns trechos deste bate-papo. Na época o Beto estava lançando o CD "Em Algum Lugar". Espero que gostem.

Raphael: Beto, sou seu fã incondicional. comecei meu namoro no último show seu em Presidente Prudente. Gostaria de saber qual a sensação que vocês artistas tem de saber que suas músicas embalam tantos casais apaixonados.
BG: A gente fica muito feliz com isso. Muitas pessoas colocam nome em filhos por causa disto. Várias pessoas depois de muitos anos comentam comigo. É muito gratificante.

Afrânio: A participação de suas músicas na última novela das seis da Globo colaborou de alguma forma para o novo trabalho, no aspecto exposição de mídia?
BG: Com certeza. Você tem uma música tocando todos os dias, durante vários meses, certamente dá uma grande ajuda para que pessoas novas conheçam seu trabalho.

Viajante/SP: Você acha que sua timidez já o atrapalhou na sua carreira?
BG: Eu acho que não. Acho que não sou muito falante, mas para o trabalho, depois de muitos anos a gente se acostuma.

Pedro Pedreiro: Beto, tenho todos os seus LPs e CDs, de qual deles você mais gosta?
BG: Eu gosto de todos porque faço com muito carinho, mas como um todo em arranjo, harmonia, repertório, performances de quem participou eu acho o mais bem feito "Contos da Lua Vaga".

Rick: Seu pai Godofredo pintava telas. Lembro-me de uma vez que fui a uma pequena padaria no bairro Roxo Verde onde havia um singelo quadro pintado por ele...
BG: É verdade (rs). É curioso este nome Roxo Verde né?

Dei@: "Clareia manhã...o sol vai esconder aquela estrela..." Você esta gravando aquelas músicas bem antigas que ninguém esquece?
BG: Não. Este CD vai ser de músicas inéditas. Tem algumas que são versões, mas muito desconhecidas.

Rick: Que idade tem hoje o Gabriel da música (seu filho) e ele toca com você?
BG: Ele toca com o filho do irmão do Lô Borges. Ele está com 25 anos.

Teck: Você acha que adolescentes comprarão seu DVD , qual a faixa etária de seus fãs?
BG: É variada. Muita gente que tem filhos com 17 anos ou até menos, de vez em quando vai aos shows e leva os filhos. Vai ser um CD bonito!

Viajante/SP: O que você acha dessa onda de novos cantores provenientes de programas como Fama, Raul Gil, etc?
BG: Eu não tenho acompanhado muito.

Angel: Beto, sou escritora, tenho meus pontos de inspiração, o que te inspira?
BG: Não sei. Pra mim que sou compositor é muita coisa. Não sei direito me situar e isolar as coisas. Não tenho horário fixo para compor, mas pra compor você tem que sentar e começar a tocar. Faço mais músicas do que componho.

André Luiz: Quais são suas influências como músico?
BG: Eu escutava muito o que o meu pai escutava. Chorinho, valsa, música clássica, escutei muito Beatles.

Hilde: Olha só... tô atrás daquela caixa portfólio com 3 de seus CDs. Sabe como posso comprá-la?
BG: Eu também! Mas não tenho idéia de como você pode comprar. Estava sendo vendida no Shoptime, não sei se aqui em São Paulo você consegue achar.

Jubs: Beto, já fui em todos os seus shows e gosto muito de você! Qual a sua música que te deixa mais feliz em cantar?
BG: Gosto de cantar Amor de Índio. As pessoas pedem muito Sol de Primavera...

Rick: O que muda do Beto do "Amor de Índio" para este de hoje?
BG: Difícil responder viu... É de estar sempre tentando melhorar no que pode.

Sula: Olá Beto, quantos anos de carreira você tem e onde foi seu primeiro show? Você se lembra?
BG: De carreira 30 anos. Nossa!!! Como vou lembrar? Peraí....com certeza foi em 77 e no Rio de Janeiro, no Teatro Ipanema, uma coisa assim...

Vanessa: Você fica muito nervoso nos seus shows?
BG: No comecinho a gente fica um pouquinho apreensivo. Varia muito o local, o equipamento, o clima, a temperatura, mas depois da terceira música todo mundo parece que se acomoda, os músicos, técnicos.

Devaneios: Beto, em sua opinião quem é o melhor letrista de nossa música hoje?
BG: É complicado porque tem várias pessoas. Eu acho o Gilberto Gil, o Chico Buarque grandes letristas.

Fernando: O que mais gosta de fazer fora a música?
BG: Avião e voar!

Angel: Qual a música que você não compôs, mas gostaria de ter composto?
BG: Deixe-me pensar... é que são muitas também! Hummm difícil hein? Travessia, por exemplo.

Hilde: Ainda tem composto com o Ronaldo? Lô tá bem?
BG: Tô fazendo uma música com o Ronaldo e o Lô tá legal.

Fernando: Torce para que time Beto?
BG: Eu não tenho muita ligação com futebol não, desde pequeno. Raramente vejo uma partida de futebol, não tenho muita paciência.

Beto: Diz a lenda que você e alguns do Clube da Esquina aparecem de vez em quando em MG nos “bares da vida” e começam a tocar...é verdade? Dá pra dar uma dica em que bares de Minas?
BG: Não é verdade. É um pouco de lenda. A gente tocava em rua, na casa de alguém, lá no Clube da Esquina, mas em bar não.

Leonardo: Que tipo de música o Sr. escuta em sua casa?
BG: Eu também não escuto muito, escutava antigamente. Ou estou trabalhando pra mim mesmo, preocupado em compor então não sobra muito tempo.

WolWerinE®: Em relação ao Clube da Esquina... sente saudades?
BG: Sinto sim. Era uma época de início de batalha, mil expectativas e tudo mais.

Cristiano: Beto Guedes, sou seu grande admirador. Pergunto: sua música Lumiar, foi feita sobre aquela beleza de recanto chamado Lumiar, na serra de Nova Friburgo, Estado do Rio de Janeiro?
BG: Não, mas o Ronaldo que fez a letra e conheceu muito Lumiar.

Rick: A música "A Página do Relâmpago Elétrico" foi inspirada em quê?
BG: O Ronaldo certa vez me disse que era a respeito de um avião da primeira guerra mundial, algo assim...tem tantos anos que não me lembro direito.

Lou: Você ficou rico com a sua música?
BG: Não.

Leonel: Porque o grande intervalo de um CD para outro?
BG: Complicado hein? Eu componho com parceiros, às vezes espero vários meses para que alguém me devolva alguma letra.

Beto: Dentre as centenas de músicas que gosto, “No Céu com Diamantes” foi feita para a Elis Regina?
BG: Com certeza. O Ronaldo fez esta música pensando na Elis.

Cristiano: Que inspiração é essa que afirma que um mais um é mais que dois? A letra é sua?
BG: Esta letra é do Sal da Terra, a letra é do Ronaldo Bastos.

Fernando: O Sr. gosta de Raul Seixas?
BG: Eu gosto do Raul sim. Não escuto muito. Conheci ele, morei perto da casa dele....

WolWerinE®: Sei que gosta de cozinhar também... qual seu prato especial?
BG: É verdade. Eu cozinho muita coisa. Atualmente estou fazendo Asbain, que é um joelho de porco com batata e abacaxi.

WolWerinE®: Sei que você gosta muito dos Beatles... ficou sabendo que foram encontradas algumas fotos inéditas do grupo?
BG: Com certeza. Eu li algumas coisas a respeito.

Poetisa: Poderia dar uma "palinha" de uma música sua...pra mim agora?
BG: É muito difícil pra mim cantar assim sem a banda, sem arranjo. Me sinto um pouco desconfortável.

Rick: Onde nasceu o Clube da Esquina? Edifício Levi?
BG: No Edifício Levi. Foi o começo de tudo em Belo Horizonte.

William: O que o Sr. (desculpe pelo tratamento formal) pensa a respeito da troca de músicas pela internet, sou fascinado por música (de vários gêneros), possuo mais de 1.000 CDs, mesmo assim, troco música pela net, o que me fez conhecer vários artistas como Alison Krauss, Dave Brubeck, entre outros.. acho que com a net conheço mais artistas, e compro os CDs quando eu gosto muito deles...
BG: Eu acho que não deixa de ser uma certa propaganda. O produto como um todo é evidente que talvez seja mais interessante do que puxar e jogar no HD.

Beto: Você sabe que tem muitas pessoas que te idolatram.. veja este bate-papo temos agora 170 pessoas há quase uma hora te ouvindo. Você sabe que tem este papel especial na vida de muitas pessoas? Por favor não se ausente, não nos faça sofrer.
BG: Muito obrigado. Com certeza não vou deixar. Espero fazer uma turnê e passar na cidade de todos vocês.

Fernando: Disse que gosta de avião, já pilotou um?
BG: Eu tenho a licença de piloto. Já pilotei vários e esse que estou fazendo não voei ainda.

Hilde: Esse é aquele que você começou a construir dentro de casa?
BG: É este mesmo.

NaNa: Com quantos anos você começou a cantar?
BG: Com 12 anos naquele conjunto que era cover dos Beatles. Era com o Lô Borges.

FIM

10 comentários:

felipe disse...

Muito bacana esse bate-papo!
Lívia, porque você não promove um bate-papo com o Beto aqui no Blog?
Fica a sugestão.
Abraço
Felipe

iris disse...

Contos da lua vaga e no céu com diamantes...impossível não gostar. Amor de indio é clássico juntamente com o Sal da terra.Obras primas do senhor Beto Guedes.

Ana Maria disse...

Esse blog é tudo q faltava pra q nós fãs, pudéssemos ter coisas tão raras como esses depoimentos e intrevistas inéditas com o Beto.
Lívia vc é desse tipo de pessoas q
nos presenteiam sem q nós peçamos.
Parabéns!!

Ramon Fonseca disse...

Muito legal o Blog, espero que tenha vida longa e adorei a sugestão do Felipe de fazer um bate-papo com o Beto neste espaço, ia ser demais!
Sou conterrâneo do Beto e também tenho um blog: http://ramonjrfonseca.blogspot.com/ que trata de generalidades, passeiem por á e comentem.

Saudações Mineiras!

Anônimo disse...

Esse era o canal de comunicação que faltava. Histórias, entrevistas e fotos maravilhosas. Admiro o Beto desde quando comecei a me interessar por musica e há dois anos escrevi um artigo que está republicado no meu blog, o ARTE VITAL http://arte.vital.zip.net para o qual convido não só vcs leitores do Beto, como o próprio Beto. Abraços pra tui, figuraça! Sucesso e vida longa!

ANTONIO SIQUEIRA, cronista, articulista e pesquisador musical de VIA FANZINE e VERSOS&ACORDES.

Lívia Bastos disse...

Ant�nio,
Parab�ns pelo artigo. Ficou �timo!
Refor�o o convite para que todos visitem o Blog do Ant�nio Siqueira e leiam a mat�ria.
Valeu a presen�a! Seja muito bem vindo sempre!
Beijo
L�via Bastos

Antonio Express disse...

Obrigado Livinha! Grande beijo!

diana disse...

´Não sou mística, mas as músicas do Beto Guedes são arrebatadoras... Chegar em casa, depois de um dia estressante de trabalho (metas, chefes etc)e ouvir Amor de índio, Sol de primavera, Sal da terra, canção do novo mundo, enfim, me dão forças, me confortam. Graças a Deus que existe Beto Guedes, e, é nessas músicas que sinto que Deus existe!!

eva valentina disse...

Amo Beto Guedes! Ninguém possui essa voz. É realmente singular.
Que pena que aqui no Brasil, artistas desse porte não são valorizados pela mídia. Ligo o rádio e o que ouço? Créu, créééuu!
Credo em cruz!!! Ave Maria!!!

Eumario J. Teixeira disse...

Olá fãs de Beto Guedes,

Recentemente fiz uma homenagem ao cara de Montes Claros no meu blog:
http://obluesdoeu.blogspot.com,confiram e deixem um parecer. Tudo pela música de qualidade! Viva Beto Guedes!

Eumário Teixeira - Teófilo Otoni-MG