Este é o blog oficial de Beto Guedes. É mais um espaço criado especialmente para seus fãs . Sintam-se em casa!
(Criado em: 11/01/08 por Lívia Bastos)
domingo, 17 de agosto de 2008
BETO GUEDES E LUIZ GUEDES - PAISAGEM DA JANELA
Show SOS Luiz Guedes Palácio das Artes - Belo Horizonte Lulu Guedes, Beto Guedes, Gabriel Guedes, Lô Borges, Tadeu Franco, Tavinho Moura e outros músicos
Moro em Cuiabá-MT, tenho 40 anos, sou fá desde pequeno dassa galera, Beto Guedes, lô borges, Milton, Flávio Venturini, do 14 Bis, enfim...Dos mineiros. Gosto de ficar vendo as fotos antigas deles e claro de ouvir as obras de arte desses caras. Parabéns por desenvolver um blog como esse que evidencia o que temos de melhor em MPB. Abraço. Marcos Menezes
"Nascido em Montes Claros (MG), o leonino Beto Guedes é filho de Dona Júlia de Castro Guedes e Godofredo Guedes e caçula de uma família de oito irmãos. Beto adora aviões, aeromodelos e ultra-leves.
Com 30 anos de carreira e com 12 discos gravados, 2 DVDs e participações em outros tantos, Beto além de multi-instrumentista é um dos músicos mais respeitados do país.
Alberto de Castro Guedes nasceu em Montes Claros (MG), em 13 de agosto de 1951. Filho de baianos de Riacho de Santana, é o caçula de oito filhos de Júlia de Castro Guedes e Godofredo Guedes, músico e compositor e a primeira influência musical de Beto Guedes. Aos oito, Beto Guedes já tocava pandeiro – seu primeiro instrumento - em um conjunto regional que o pai formara com parentes e amigos. Aos nove, mudou-se para Belo Horizonte. Nessa época, conheceu o amigo e parceiro musical Lô Borges. No auge da beatlemania, em 1964, Beto e os amigos Márcio Aquino, Lô e Yé Borges montaram o The Beavers grupo de versões de Beatles. A vida de Beto começou a mudar em 1969: sua música “Equatorial” (parceria com Lô e Márcio Borges) ganhou o quinto lugar no 1o. Festival Estudantil da Canção de Belo Horizonte. Em 1972, mudou-se para o Rio de Janeiro com Lô e Milton Nascimento e participou da gravação do disco Clube da Esquina, no qual tocou baixo, guitarra, percussão e cantou. Depois de tocar com o grupo 14 Bis e gravar participações em discos de Milton, em 1977, Beto lançou seu primeiro álbum solo “A Página do Relâmpago Elétrico”, sucesso de público e crítica. Até 1986 lançaria mais oito discos. Na década de 90, faz apenas dois lançamentos e passa a se dedicar à mecânica e marcenaria, outro talento herdado do pai. Em 2001, lançou em DVD o grande show comemorativo de seus 50 anos realizado em Belo Horizonte, com Milton Nascimento, Jota Quest e Toni Garrido. Em 2004, Beto lançou seu novo disco com inéditas, “Em Algum Lugar”. (texto tirado do site do Museu Clube da Esquina)
4 comentários:
Que maravilha!
Lívia obrigado por nos presentear com estas pérolas.
Luiz Guedes é meu ídolo.
Felipe
Lívia;
Valeu muito pela fita do Beto cantando com Lulu Guedes; esta foi uma das melhores duplas da música brasileira.
Eduardo Maciel
livia valeu foi um presentao que voce nos deuporque nao fazer um fã clube
Moro em Cuiabá-MT, tenho 40 anos, sou fá desde pequeno dassa galera, Beto Guedes, lô borges, Milton, Flávio Venturini, do 14 Bis, enfim...Dos mineiros. Gosto de ficar vendo as fotos antigas deles e claro de ouvir as obras de arte desses caras. Parabéns por desenvolver um blog como esse que evidencia o que temos de melhor em MPB. Abraço.
Marcos Menezes
Postar um comentário